Home > Produtos > Avaliação de Marca > Identidade Visual – Semiologia

Identidade Visual – Semiologia

Descrição

Semiologia é uma metodologia de pesquisa baseada nos fundamentos da semiótica, cujo precursor foi o filósofo e matemático Charles Sanders Peirce (1893-1914). Sua utilização em marketing se dá principalmente no estudo dos estímulos de comunicação de um produto ou marca: seu nome, sua grafia, seu logotipo e também sua embalagem. A análise semiológica dos símbolos de uma marca ajuda a definir sua estratégia visual (o logo; a embalagem do produto; o material de ponto de venda; a propaganda de TV; e as mídias impressas e online).


Objetivos da Pesquisa
  • Explorar os significados dos símbolos de um determinado objeto/marca dentro de um contexto sócio-cultural
  • Avaliar a adequação dos valores de uma marca à seus símbolos

Coleta de Dados

Desk Research, seguido de Discussões em Grupo ou Entrevistas Pessoais em Profundidade


Estímulos

Logo da marca; embalagem do produto; material de ponto de venda; propaganda de TV; e mídias impressas e online


Amostra Mínima Recomendada

2 Discussões em Grupo ou 10 Entrevistas Pessoais em Profundidade com cada target estudado


Cronograma

3 a 4 semanas