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Teste de Mix de Marketing (Produto, Conceito e Embalagem) – Com ou Sem experimentação

Descrição

Teste de mix de marketing abrange o entendimento de como um produto, conceito e embalagem são recebidos pelos seus consumidores. Pode-se fazer primeiramente uma pesquisa qualitativa para entender profundamente a percepção do consumidor com relação ao mix e depois uma pesquisa quantitativa para mensurar a sua aceitação. O teste de conceito e produto com experimentação é utilizado geralmente no lançamento de um novo produto e quando há a necessidade de testar se ele está de acordo com a sua proposta em termos de benefícios funcionais e emocionais. Essa experimentação pode ser feita tanto no ambiente natural, na casa ou local de consumo do produto, como em central location no momento da entrevista.


Objetivos da Pesquisa
  • Testar um produto ou serviço considerando todas ou algumas das dimensões do marketing mix: embalagem, preço, promoção, comunicação e forma de distribuição
  • Identificar, aprofundar e testar a melhor maneira de comunicar e apresentar uma idéia de produto ou serviço
  • Avaliar a performance de um produto ao longo do tempo
  • Testar um conceito de embalagem atual ou em lançamento e sua usabilidade
  • Avaliar atratividade e receptividade de um ou mais conceitos para um produto identificando qual proposta é a mais adequada e tem potencial de adesão

Medidas Testadas
  • Impacto e atratividade de um conceito de produto, marca, embalagem
  • Likes, dislikes
  • Entendimento e relevância da mensagem
  • Atributos e benefícios da proposta
  • Avaliação do claim e o quanto ele sintetiza o conceito proposto
  • Forças e fraquezas do conceito ou conceitos
  • Expectativas geradas em relação ao produto
  • Performance do produto e sua adequação ao conceito
  • Envolvimento e interesse gerado
  • Adequação ao target
  • Adequação à marca
  • Intenção de compra (purchase intention)
  • Grau de diferenciação em relação à concorrência
  • Elasticidade de preço

Técnica de Coleta de Dados

Discussão em Grupo com ou sem retorno dos entrevistados depois da experimentação do produto; entrevistas presenciais qualitativas ou quantitativas; entrevistas pela internet – com ou sem experimentação do produto em casa ou em central location


Estímulos

Conceitos escritos ou visuais; mock-ups de embalagem; amostras de uma ou mais alternativas de produtos para teste


Amostra Mínima Recomendada

6 Discussões em Grupo ou 20 Entrevistas Pessoais em Profundidade com ou sem retorno após a experimentação; 120 Entrevistas Pessoais em Central Location ou pela Internet


Cronograma

6 a 8 semanas