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Hábitos & Atitudes e Segmentação

Descrição

A pesquisa de Hábitos e Atitudes visa o entendimento da relação de um determinado público com uma categoria de produto ou serviço que se configure em uma base confiável para a identificação do perfil dos consumidores atuais e potenciais de uma empresa, produto ou marca.


Para isso normalmente se faz uma pesquisa exploratória qualitativa para levantar os hábitos em relação à escolha, compra e uso de produtos e serviços, estilo de vida, atitudes, comportamentos e motivações de consumo de uma determinada população. Com base nesses resultados, aplica-se um questionário estruturado a uma amostra estatisticamente representativa para medir a presença e incidência dos hábitos, atitudes e comportamentos identificados na fase exploratória.


Com base nesse conhecimento é realizada uma segmentação da população amostrada. Essa segmentação é usada pelas empresas para a determinação de quem são seus consumidores atuais, potenciais ou não consumidores e o que os diferencia tanto do ponto de vista sócio-demográfico, como atitudinal e comportamental.


Objetivos da Pesquisa
  • Levantar os hábitos e atitudes de uma determinada população amostral em relação a um produto, serviço ou marca
  • Medir a frequência e intensidade das atitudes e comportamentos de consumo para uma determinada categoria de produtos e serviços
  • Captar as motivações de uso, os critérios de escolha e o fluxo de decisão por produtos, serviços e marcas de um público-alvo
  • Avaliar as atitudes em relação a produtos e marcas concorrentes, seus pontos fortes e fracos e atributos de imagem
  • Identificar diferentes segmentos da população amostrada, baseados em perfis de atitudes e comportamentos de consumo

Medidas Testadas
  • Processo de uso
  • Frequência de uso
  • Processo de escolha e compra
  • Rotinas de compra, escolha de pontos de venda
  • Escalas de satisfação, avaliação e concordância em relação a atributos funcionais e emocionais
  • Escalas de concordância para atributos de imagem de marca
  • Hierarquia de preferência
  • Critérios valorizados na escolha de uma marca e diferenças entre as marcas
  • Elasticidade de preço
  • Análise de clusters para identificação dos segmentos

Coleta de Dados

Entrevistas Pessoais presenciais ou por telefone; Entrevistas em Profundidade; Duplas; Tríades: Discussões em Grupo


Amostra Mínima Recomendada

300 Entrevistas Pessoais domiciliares; 4 Discussões em Grupo


Cronograma

8 a 10 semanas